quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Programa Jovem Aprendiz

Histórico
A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás mantém desde 1997 um programa voltado para a melhor qualificação técnico-profissional de jovens estudantes na qualidade de aprendizes.
A partir de 2005, com a criação do Programa Jovem Aprendiz Sistema Eletrobrás, o trabalho que vinha sendo desenvolvido desde 1997 passou por um processo de atualização das suas diretrizes e programas pedagógicos, com o objetivo de melhor preparar esses jovens para o mercado de trabalho. A configuração atual do programa prevê um curso de qualificação oferecido com o apoio técnico do Senai.
Tal Programa, por um lado, representa o fortalecimento do papel de holding da Eletrobrás no desenvolvimento do setor elétrico nacional e, da mesma forma, também possibilita a maior visibilidade de cada empresa do Sistema Eletrobrás, representado num contexto coeso e voltado para a união de interesses.

Premiação
Esta iniciativa do Sistema Eletrobrás foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego com o Prêmio de “Empresa Parceira do Programa Primeiro Emprego”, foto em destaque, e o direito de utilizar o “Selo Empresa Parceira do Programa Primeiro Emprego”, confirmando a força na união do Sistema Eletrobrás e a característica vanguardista do setor elétrico nacional no atendimento às demandas da população por uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades no mercado de trabalho.

Regras Gerais
O vínculo dos jovens aprendizes com a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás é previamente determinado em edital, e relaciona-se diretamente com a duração do curso de qualificação profissional do Senai. É importante lembrar que a Eletrobrás, na qualidade de empresa de economia mista e em conformidade com a Carta Constitucional de 1988, somente está autorizada a efetuar contratações por meio de concursos públicos e, portanto, ao final do programa os jovens não terão vinculo empregatício com a empresa, mas estarão melhor preparados para dar inicio a uma carreira no mercado de trabalho.
Jornada20 horas semanais
Benefícios
Salário mínimo por hora de trabalho (piso regional)
Auxílio-alimentação
Vale-transporte
Curso de qualificação profissional oferecido com o apoio técnico do Senai


Processos Seletivos

Processo Seletivo 2008/2009
A Eletrobrás, Eletronuclear e Furnas, em parceria com o Senai-RJ, divulgaram o Edital s/n°, publicado no Diário Oficial da União n° 241, de 11/12/2007, com as regras do processo seletivo para provimento de vagas de jovens aprendizes durante o ano de 2009.


RENATA NASCIMENTO LIMA Nº35

0 comentários: