sábado, 26 de setembro de 2009

PROTAGONISMO JUVENIL

Prezados leitores :
A preocupação com o futuro e a continuidade no processo educacional,nos conduziu a elaboração do Projeto Ação Social Dinamérico.
Durante as aulas de Sociologia identificamos as inquietudes dos jovens que pretendem "ser alguém na vida".Daí a elaboração do blog e do projeto que terá sua culminância em novembro.
Como fundamentação teórica para o nosso projeto, segue um texto sobre protagonismo juvenil.

Att.:
Prof.ª Terezinha Lauermann

lO Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar na decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois tem que participar na execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.
PROTAGONISMO JUVENIL

Conceito: método de ação social e educativa capaz de possibilitar ao jovem o desenvolvimento da sua cidadania, por meio de geração de espaços e situações propiciadoras da sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na escola, na comunidade ou na vida social mais ampla.


Objetivo: contribuir para a formação de jovens capazes de exercer a cidadania plena, participando do encaminhamento e resolução de questões que dizem respeito ao bem comum de forma crítica, criativa, construtiva e solidária.

Então, os jovens protagonistas vão trabalhar numa dimensão da realidade ao seu redor para melhorá-la concretamente. É o jovem como solução ao exercer cidadania em favor do bem comum.


FUNDAMENTOS BÁSICOS DO PROTAGONISMO JUVENIL

Ø O jovem é parte da solução e não pode ser considerado problema;
Ø Na ação social e educativa, o jovem é parceiro e interlocutor da equipe de educadores;
Ø É preciso apoiar nas forças e não nas fraquezas dos jovens;
Ø O jovem é fonte de iniciativa (ação) liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade);
Ø A ação protagônica é um caminho para sair do conceito de participação e chegar à prática autêntica;
Ø Uma visão sistêmica do protagonismo juvenil tem a participação como base, cooperação como meio e a autonomia do jovem como fim;
Uma ação social e educativa de qualidade ajuda o jovem a construir sua identidade e seu projeto de vida.

“ Na relação educativa não se ensina somente aquilo que se sabe e que se quer ensinar. Ensina-se aquilo que se é. O propósito do ato de educar é – a partir do que somos, sabemos e aspiramos – exercer sobre o outro uma influência verdadeiramente construtiva. ”
Antonio Carlos Gomes da Costa.

Bibliografia:

COSTA, Antônio Carlos Gomes da – Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000

0 comentários: