quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Considerações sobre o Desemprego

O alto nível de desemprego do Brasil causa grande preocupação, segundo dados atuais da Fundação SEADE/DIEESE (Sistema Estadual de Análise de Dados/Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) num grupo de 5 pessoas economicamente ativa, uma está desempregada. A problemática do desemprego se deve ao não crescimento da economia do país e a conseqüente não geração de empregos; surgindo um aumento da tensão social e política que torna ainda mais difícil o cenário para o mercado de trabalho.

Como num círculo vicioso, as incertezas sobre o comportamento da economia e aquelas geradas pela crise social podem ter efeitos ainda mais negativos sobre a taxa de emprego. O problema do desemprego é extremamente complexo, a começar pelas explicações para o surgimento de tal fenômeno.

o desemprego é sem duvida o espelho que melhor reflete as dificuldades econômicas e sociais de um país, suas relações com a insatisfação da população, e o aumento da criminalidade nas grandes cidades. Esta é sem dúvida uma contradição terrível para um sistema econômico porque o desemprego se torna um mal necessário para o capitalismo, segundo o pensamento Marxista.

O problema da dualidade emprego e desemprego está na instabilidade psicológica que surge da falta de recursos financeiros, sociais e psicológicos do indivíduo para enfrentar a condição de desemprego; além valorização moral do trabalhador, que ocasiona a desvalorização de quem não se encontra nesta condição.

Cabe a sociedade brasileira minimizar o sofrimento ocasionado pelo desemprego, e discutir novas formas de inserção social, principalmente da população menos favorecida, e excluída, de nosso país, pois eles sofrem mais com a crise do emprego e vivem constante situação de risco social; precisamos debater acerca da construção do novo mercado de trabalho e das novas formas de trabalho. Porém, não podemos esquecer o papel decisivo que os políticos têm para debater as problemáticas do mercado de trabalho e promover alternativas, sendo da maior importância fazer uma Reforma Social que vise à cidadania para todos, com educação, saúde e trabalho. Assim sendo, avalie bem seu candidato antes de votar e após ser eleito. É preciso participar!



Postado por: Camila Martins Ramiro Nº. 8

0 comentários: